domingo, 10 de maio de 2009

Da vida que poderia ser


O Caderno Secreto de Leonardo é um livro riquíssimo. Um livro completo, arrisco dizer.
O seu retrato de Leonardo é quase vivo, quase palpável. Leonardo é complexo, o seu drama amoroso não é um mero fait divers, é uma importante componente daquilo que vivemos a seu lado. As suas acções definem a sua essência e definem um rumo que se vai criando perante nós. Ele é homem tanto quanto é artista, rende-se à incerteza dos seus sentimentos tanto quanto explora a precisão da engenharia.
A existência da Florença, terrível e fascinante, ameçadora e irresistível, é uma certeza. Cada parágrafo que Jack Dann lhe dedica transporta-nos sem esforço para uma realidade que acabamos de descobrir mas nos parece familiar.
As personagens que orbitam neste mundo, inimigos e amigos de Leonardo, entre outras personagens largamente dúbias, são igualmente fascinantes. Não são meros joguetes, não compõe um tempo com a sua mera referência. Antes existem ali, complementando o retrato do protagonista com a réplica de vida que lhe dão!
E quando as máquinas que nos habituámos a conhecer dos esboços de Leonardo passam a ser objectos reais e poderosos nas páginas do livro, quando ganham aplicação, não podemos deixar de sentir um súbita estupefacção pelo seu potencial.

Tudo neste livro tem uma vida que não é negligenciável, antes é a prova de uma verdadeira dedicação a uma personagem, a uma era e a uma hipótese. É uma prova de como nenhuma personagem se esgota senão pela extinção do nosso entusiasmo.
O prodígio do que consegue vem da maneira como torna Leonardo numa personagem que nos interessa sem ser necessário apelar ao seu papel na História, nem na sua mitificação.
Claro, é tudo um jogo de imaginação, um "então e se..." que, agradavel e surpreendentemente, poderia realmente ter sido e, por isso mesmo, nos leva a interrogar o nosso próprio entendimento de Leonardo.
Delicioso por isto tudo e por mais ainda, que só lendo se pode perceber.

Não poderia acabar sem referir a excelência da tradução.
Feita por David Soares, ele próprio escritor e bedéfilo de créditos firmados, empenhou-se verdadeiramente, tornando a obra um pouco sua.
As suas notas de tradução chegam a corrigir os (pequenos) enganos do autor e demonstram a sua erudição e talento.
A combinação da obra com o seu tradutor foi um encontro perfeito.


















O caderno secreto de Leonardo - Tomo I (Jack Dann)
Saída de Emergência
1ª Edição - Março de 2009
336 páginas



















O caderno secreto de Leonardo - Tomo II (Jack Dann)
Saída de Emergência
1ª Edição - Abril de 2009
288 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário