sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Alerta informático

Um grito de ajuda é um forte novelo policial onde as relações, motivações e revelações se complicam bastante até que tudo se resolva.
Um novelo policial que junta os melhores elementos do género à essência do que se denomina thriller, aproveitando algumas personagens verdadeiramente interessantes numa história mais complexa e com toques de rocambolesco que, no entanto, não ultrapassa os limites da sustentabilidade da descrença.
No entanto o que verdadeiramente o distingue, aquilo que o torna mais do que um prazer escapista, é a sua sugestão policial de valor sociológico.
Embora não seja absolutamente essencial à trama, a verdade é que cada leitor será um dos criminosos desta história.
Uma das grandes culpas aqui é a forma como a sociedade actual encara as relações.
Na era actual, assume-se como válido qualquer contacto informático, prova do bem-estar da pessoa que nos está a contactar.
Pior, com a diversidade e massificação dos meios de comunicação, torna-se a simplicidade em descaso. A era da informação serve como desculpa para adiar o contacto sério e dedicado ao outro.
Assim sendo, cada um de nós se acha culpado quando alguém desaparece, pois o contacto era sempre simples e parecia suficiente, mas no fim de contas não era verdadeiro.
A permissividade à confiança na tecnologia torna esta sociedade mais descuidada e frágil.
O crime é de todos nós, sobretudo quando nada fazemos.



















Um Grito de Ajuda (Steve Mosby)
Publicações Europa-América
Sem indicação da edição - Outubro de 2009
272 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário