sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Trata de querer ser Obra

Com uma pequena pesquisa pela internet descobrimos que Pedro Canais se lançou com toda a determinação possível para poder escrever este livro.
Foram 10 anos de pesquisa, preparação e viagens, mais dois de escrita, sempre com Peregrinação como leitura inspiradora.
O que ele conseguiu com tudo isto foi escrever um romance que é uma deambulação pelo mundo por descobrir que se lerá daqui a 100 anos como se lê hoje.
Esta permanência faz-se com uma linguagem que tem uma erudição nascida noutras Eras e que tem também uma modernidade inteligente e plena de ritmo. Uma linguagem que fascina o leitor pela sua estranheza incial que rapidamente se torna numa interessante inventividade.
Esta permanência faz-se com um olhar crítico às ideias feitas que o mundo perpetua, que em todos os campos - político, religioso, cultural e social - serve tanto ao mundo que foi como ao mundo que agora é. Olhar para aquele tempo com os olhos de Martim Regos ensina-nos a olhar os erros que então ocorreram pelo mundo para assim sermos mais capazes perante os desafios que o mundo actual nos apresenta, demasiado próximos desses anteriores.
Esta permanência faz-se com uma personagem, Martim Regos, que atravessa o mundo sempre na ânsia de se superar, mesmo que nem sempre pelos motivos certos e muitas vezes terminando em infortúnido. Uma personagem memorável na galeria de incomparáveis aventureiros desventurados.
Este livro trata de querer ser imponente e perdurável, moderno e impregnado de um espírito clássico. Este livro trata de querer ser lido, recordado e admirado por méritos reais.
Este livro trata de querer ser Obra!


















A Lenda de Martim Regos (Pedro Canais)
Oficina do Livro
Edição especial - Fevereiro de 2009
608 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário