domingo, 5 de julho de 2009

Um negócio como outro qualquer

Peguei com deleite neste A Loja dos Suicídios que tem um título - e um trabalho gráfico - delicioso.
Mas com igual confiança pois era já o segundo livro de Jean Teulé que me preparava para ler e perante o primeiro, esperava tudo menos desapontamento.
E confirma-se que se trata de mais um livro indispensável a quem pretende rir-se do mundo que o rodeia, tanto graças a um humor negro certeiro como a uma ironia que se revela discretamente em subtexto.

Assim que se entra neste negócio de família que garante o sucesso da morte aos que falharam na vida, deliciamo-nos sem parar - literalmente, pois é impossível pousar o livro antes de lhe atravessar as suas 160 páginas - com esta história mórbida ao ponto do gargalhar.
As ideias um pouco tresloucadas, histriónicas de forma provocatória e radicais para a moral vigente, são um compêndio de humor "de morrer a rir".
Por detrás de tudo isto encontra-se, pois, uma crítica à sociedade actual, à nossa percepção da felicidade e da maneira como a buscamos ou como, pelo contrário, no rendemos ao conforto da sua falta.
Não é por acaso que há muito mais sinónimos para tristeza do que para felicidade. Este é um sentimento cultivado com ênfase - e prestigío, será? - nas Artes como no Mundo.
De certa forma caminhamos para a capitalização do infortúnio alheio até que atinjamos este ponto, da venda do suicídio.
Claro que estamos ainda um pouco longe de termos um parque temático onde se paga para ser o alvo em vez de alvejar patos, mas a partir das oito da noite vê-se facilmente que a desgraça dá audiência, a desgraça vende, a desgraça é um negócio.
Torná-lo num negócio como outro qualquer é, pois, o burlesco e o génio deste livro.

O livro está, entretanto, em fase de passagem ao cinema de animação.
Prevê-se mais uma delícia para os que leram este livro, para os que gostam da imaginação de Tim Burton ou para quem guarda na memória as histórias d'A Família Addams.
Eu, culpado em todas as três acusações anteriores, cá esperarei ansiosamente o meu lugar n'A Loja dos Suicídios!


















A Loja dos Suicídios (Jean Teulé)
Guerra e Paz
1ª edição - Março de 2008
160 páginas

1 comentário:

  1. Tenho este livro, em breve tenciono ler...
    Continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar