sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pequenos papéis de um homem maior

Seria a leitura mais proveitosa se eu conhecesse melhor o texto integral de A Origem das Espécies?
É uma pergunta importante que não terá resposta até que (eventualmente) percorra esse outro livro, mas não deixei por isso de encontrar entendimento sobre um homem importantíssimo para o conhecimento moderno, algo que só fica provado pela polémica que o seu trabalho ainda provoca em locais dominados por fanáticos.
As suas cartas e os seus apontamentos mostram-no como um pensador perpétudo, um homem para o qual a ciência não parava à porta de casa.
Provam-no as cartas que troca com a mulher reflectindo sobre o próprio sacramento que vão partilhar ou os apontamentos regulares que mantém sobre a vida dos seus filhos depois continuados pela mulher.
Isto prova também que ele encontrou uma companheira capaz de o desafiar e de o compreender. Um pensado tem, muitas vezes, uma incapacidade para ser feliz, mas não parece ter sido o caso deste homem.
Os seus papéis mostram isto. Se tal é verdade passará por ler uma biografia mais detalhada de Darwin, mas acima de tudo, acredito que fica por ler a sua obra essencial onde ele investiu tanto de si.


















Escritos Íntimos (Charles Darwin)
Publicações Europa-América
Sem indicação da edição - Setembro de 2010
112 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário