quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Lenda para discernir a verdade




Este é o tipo de livro que deveria conquistar o campo da literatura popular. Aventuroso e composto com erudição.
Em que cabem várias dimensões, do romance histórico à elucidação cultural, sempre empolgante, sobretudo na forma  como integra elementos fantásticos que lhe dão um gosto singular.
Transportando-nos para os finais do século XVI, numa Praga em que as tensões religiosas se confundem com os conflitos a propósito do conhecimento humano.
Fá-lo através de interessantes encontros numa atmosfera que emana das páginas. Deixando que seja o correr da narrativa a levar ao mergulho – convicto – num outro Tempo.
Cruzando o protagonista David Gans com alguns sábios iluministas para discussões detalhadas em cenários sugestivos porque arredados de descrições exactas.
Dando à fascinante figura do Golem a personalidade – quase Humanidade – no seu serviço aos judeus.
Povo avançado, necessitado de protecção porque atacado pela crendice de todos os cristãos. Remetido para o gueto mas capaz de preservar uma cultura rica – que ficamos a conhecer com fascínio – contra todos os ataques, até os que pretendem destruir a sua existência física.
Um povo que encontrou o poder para se defender sem compreender a importância de o conservar.
Banalizando o poder até ele os abandonar. Por ter sido uma oferta, tornou-se o povo incapaz de continuar a perseguição do conhecimento, o único elemento capaz de travar a perseguição de que ele próprio continuaria a ser vítima.
A visão do extraordinário como algo comum – o Golem subalternizado pela preguiça das tarefas inúteis – acabou por desmerecer o valor do Golem.
Como desproviu o povo judeu da capacidade de compreender que só a elevação do conhecimento próprio impediria a derrota face aos que o atacam.
A lição que Halter retira desta narrativa é universal e intemporal, sempre reforçando os males que no século XVI se viam numa Europa ainda à espera da revolução do pensamento.
Mescla perfeita de História e lendas, O Cabalista de Praga é um livro que retira novos sentidos à grandeza do mito. Esclarecedor tanto pela verdade como pela fantasia.


O Cabalista de Praga (Marek Halter)
Editorial Bizâncio
1ª edição - Setembro de 2011
240 páginas

1 comentário:

  1. If you're trying hard to lose pounds then you certainly need to start following this totally brand new personalized keto diet.

    To create this service, certified nutritionists, personal trainers, and top chefs united to develop keto meal plans that are useful, convenient, cost-efficient, and delightful.

    Since their grand opening in early 2019, hundreds of individuals have already remodeled their figure and well-being with the benefits a good keto diet can give.

    Speaking of benefits; clicking this link, you'll discover 8 scientifically-tested ones offered by the keto diet.

    ResponderEliminar