segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pontapé de ressalto

Invictus é uma magnífica reportagem cujo cerne é o dia em que a África do Sul ganhou o Campeonato do Mundo de Râguebi em 1995, mas que por necessidade e atravessa um período muito mais extenso.
A inteligência de John Carlin está no suspense com que nos relata a história, ainda que o seu resultado seja conhecido.
Carlin deixa-nos expectantes logo no início para depois se desligar do dia do jogo e enveredar por relatos aparentemente laterais que acabarão por se voltar a unir ao relato central.
Esses relatos servem para algo mais do que estruturar a realidade do que se passava na África do Sul até à final de 1995, serve para dar uma noção pessoal e contrastante do que as várias secções do povo sentiu.
Esta dimensão pessoal permite que nos relacionemos a fundo com esta história de uma equipa para a qual a vitória era improvável e que sofreu a um ponto que mais parece ficção para a conseguir. Com a história dos gestos de um povo que tinha tudo para se destruir na sua divisão mas que acabou por se unir para lá de qualquer expectativa mais favorável - excepto, talvez, a de Mandela.
É a visão da extraordinária dimensão do desporto e dos inesperados resultados das emoções que gera. Mas é tambéma visão daquilo que já tem de existir anteriormente à concretização desportiva para que esta assuma contornos de revolução.
Esta equipa superou-se por se ver carregada com um propósito que superava o da mera vitória, por se ver vitalizada pela personalidade de um homem excepcional como é Nelson Mandela.
Sem que esta seja uma obra directamente dedicada a Mandela, proporciona-nos uma visão importante da superação humana que ele alcançou ao mesmo tempo que nos demonstra o brilhantismo político que ele usou a seu favor sem que se tornasse em cinismo.
A reportagem não é, por si só, conclusiva, nem a tal aspira, como fica bem patente no epílogo. Cabe ao leitor interrogar-se depois e procurar compreender até que ponto a exaltação sentida naquela data foi algo de temporário e que esteve longe de ser um milagre que tudo curou, mesmo que nem isso retire sequer uma pequena parte do poder que um pontapé de ressalto teve para a consciência de todo o nosso mundo.


















Invictus (John Carlin)
Editorial Presença
1ª edição - Janeiro de 2010
288 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário