sábado, 26 de setembro de 2009

Meticuloso

Não são infundadas as afirmações de "viciante" para o livro de Stieg Larsson, embora seja pelos motivos menos óbvios se olharmos para a actual vaga de bem sucedidos thrillers.
Larsson não tem de recorrer a twists quase mirabolantes para compôr o seu policial.
Pelo contrário, quem tem o hábito de ler este género encontrará diversos pontos em que as suas próprias deduções coincidirão com aquilo que o autor acaba por resolver na sua trama.
Mas é na própria construção meticulosa dos eventos, na preparação sistemática da investigação e na composição cuidada da expectativa - e sua posterior resolução - que Stieg Larsson torna este livro numa obra a que não se consegue fugir.
A construção de Os homens que odeiam as mulheres é demorada e cuidada, clássica mesmo.
A complexidade e extensão das relações e eventos obrigam à atenção do leitor, obrigam a que este se embrenhe no livro. O livro é, ele próprio, um desafio.
E, claro, a maior aposta é, como todos os grandes romances, independentemente do seu género, na composição das suas personagens e das relações entre elas.
Independentemente dos eventos em torno deles, são Lisbeth Salander - uma memorável personagem da literatura - e Mikael Blomkvist, as suas vidas e a sua aproximação tão singela quanto perturbada, que importam. A importância deles é maior do que a simples resolução do mistério e de todos os seus graus e interstícios, embora isso mesmo não seja negligenciável.
Talvez por isto mesmo se justifique o sucesso do livro, porque exige dos leitores não habituados a este tipo de narrativa bastante mais do que o habitual, não chegando a nenhum ponto onde simplesmente corta com toda a lógica anterior. O leitor tem de estar empenhado até ao final.
O leitor precisa disso, precisa de voltar a sentir que o romance que lê investe tanto nele como o leitor no romance.
À conta de ser tão meticuloso com aquilo que proporciona ao leitor é que o livro é tão viciante.


















Os homens que odeiam as mulheres (Stieg Larsson)
Oceanos
2ª Edição - Novembro de 2008
544 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário