sábado, 5 de dezembro de 2009

Alma velha em corpo novo

O Exílio dos Anjos é uma aventura mas poderia perfeitamente não ser, pois por detrás da história que se conta há algo que é o fundamento de muita da criação humana desde sempre, a vida para lá da morte, a busca da perpetuação de nós mesmos e o amor.
Há no livro uma possibilidade de estarmos perante a sobrevivência da alma e da sua reencarnação num processo que dois cientistas desenvolveram para poderem escapar a uma vida de perseguição. Escape através da própria morte, claro.
Há aqui bons e maus, os que procuram obter o conhecimento de como controlar a mente e fazer perdurar a alma com fins militares e os que querem tornar esse conhecimentos público e útil.
Mas também os havia entre os alquimistas, uns que procuravam a Pedra Filosofal como fonte de dinheiro fácil - e que na busca a simulavam para enganar os restantes - e uns poucos que a procuravam como a fonte de eternidade e conhecimento que a Humanidade precisava.
Mesmo não sendo um livro mais do que aventuroso, leve na forma como se dedica aos problemas levantados pela migração de almas que os cientistas foram capazes de fazer ou como tenta explicar as possibilidades e implicações do processo, não deixa de semear
Esses problemas que valeria a pena discutir, identitários, religiosos e morais, não podem fazer base num livro que se quer ritmado e adaptável ao grande ecrã.
Só que, ao fim e ao cabo, talvez estejamos perante uma forma mais apontada a um público actual de contar o mesmo velho mito. Estripássemo-lo dos seus vilões e heróis, da sua aventura cinematográfica e teríamos duas almas em busca do reencontro para lá da morte e a procura de todos da prova que esta não esconde o desconhecido.

Impossível de não assinalar, infelizmente, é o facto de o livro ter ficado um pouco maltrado com gralhas que não parecem mais do que alterações da tradução do livro que, pelo caminho, deixaram palavras a mais em sítios indevidos.


















O Exílio dos Anjos (Gilles Legardinier)
Publicações Europa-América
1ª edição - Setembro de 2009
312 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário