sexta-feira, 6 de março de 2009

Dramaticamente suave

Ann Pratchett não tem coragem de sacrificar as suas personagens.
Ou, pelo menos, de o fazer perante o leitor.
As mortes que ocorrem em O Legado são todas numa espécie de off screen, suavemente ocultas dos olhares mais sensíveis.
As situações tendem a surgir quase definidas por um Destino condescendente, que as encadeia na necessidade de seguir um caminho que seja surpreendente, mas que pela sua própria definição é previsível (embora possa admitir que tantos anos a ler policiais me tenham aguçado o olho clínico para as indicações lançadas).
As ligações destas personagens acabam por "milagrosa coincidência" completar um círculo perfeito, que tem um final feliz (levemente) disfarçado.
Fundamentalmente, há menos vida nestas personagens do que subserviência a uma ideia que a autora quer transmitir.

Há temas importantíssimos que afloram.
A fé e a estranheza do seu "nascimento" e da sua "morte".
A pertença - emocional e social - do indivíduo.
A liminar solidão dos que se sacrificam.
A condição sempre estranha das relações entre pais e filhos.
Mas O Legado está escrito com tal suavidade de estilo - que parece feita para seduzir e nunca chocar o leitor - que não consegue macerar os temas ou as personagens que a eles estão submetidos.
Em vez disso rende-se ao facilitismo de saltar de forma - do realismo descritivo à ambivalência do delírio às portas da morte - para concluir o tal círculo (como a expressão inglesa melhor recria, to come full circle).

O Legado vive na eminência do melhor território dramático mas teima em não atravessar a sua fronteira.
Esse é o seu próprio drama, de ser agradável de ler mas, afinal de contas, se mantenha por concretizar na sua significância.
O leitor tem o direito de se ressentir de insatisfação.



















O Legado (Ann Pratchett)
Civilização Editora
1ª Edição - Julho de 2008
236 páginas

1 comentário:

  1. Crítica subtil, numa suavidade de estilo muito bem conseguida, captando "the gist" da obra lida,
    Mildred R.

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