segunda-feira, 27 de abril de 2009

O desafio da mente humana

Há um efeito verdadeiramente brutal à medida que lemos este livro.
Desde logo porque nos vemos subitamente a vasculhar a intimidade de um homem que nos fala como se fôssemos o seu psiquiatra.
Procuramos no seu discuros, nas suas reflexões filosóficas, religiosas, mundanas ou banais razões para o assassinato que cometeu.
Nada encontramos, claro, as acções não se explicam subitamente assim, não se explanam por se tirar apontamentos avulso da vida de um homem.
Ele, que nos fala, choca-nos porque não se confessa. Fala de trivialidades da sua infância, reflecte sobre metafísica. E, lá pelo meio, fala-nos da sua relação com o pai, mas por mais que queiramos, não encontramos uma justificação directa para as "duas pauladas na cabeça" que ele deu no pai.
Ele mente, ele revela-nos o seu romance inacabado, ele desafia-nos, relaciona-se connosco e parece desarmar-se.
A exposição da mente humana, dos seus meandros - ainda insondáveis, claro - mais secretos, é escabrosa mas subitamente tão fácil.
É promíscua a maneira como desconfortavelmente nos deixamos levar pelo nosso lado voyeurístico. Mais do que levar, deixamos -nos seduzir.

Mario Sabino criou este derradeiro jogo, uma análise que é, no fundamental, a nós mesmos.
"Ouvindo" o personagem em voz directa, lendo o seu "romance dentro do romance" de permeio, vamos conquistando novas peças que constroiem uma periclitante estrutura.
Mais peças significam mais incerteza, mais espanto.
Mario Sabino mantem a expectativa - quase mórbida, diria, não que isso seja mau no fundamental - do leitor sempre prestes a ser devastada.
De tal forma que o final (de que não contarei nem um pouco, descansem) consegue ser ainda mais surpreendente e brutal que todo o processo de exploração que decorreu até ali.
Um livro que é um desafio e um bom desafio, por sinal.


















O dia em que matei o meu pai (Mario Sabino)
Saída de Emergência
1ª Edição - Fevereiro de 2005
160 páginas

1 comentário:

  1. Encontrar este blog, fez-me aumentar a minha Wish List...
    Gosto de livros que nos façam "ler" nas entrelinhas.

    ResponderEliminar