quarta-feira, 29 de abril de 2009

Assombrado por si próprio

A assombração é a temática deste livro.
Nele encontramos Emily, a rapariga teimosa e egoísta que não olhava a meios para levar a sua avante. Isso custou-lhe a vida, mas nem isso a impede de, na sua forma fantasmagórica, fazer todos cederem aos seus caprichos. Arriscando, acima de tudo o resto, a vida da criança que veio "preencher" o espaço que ela deixara vazio, Jane.
A componente sobrenatural da história, sem dúvida sombria e cheia de suspense acaba por ter um efeito que se potencia num público juvenil, menos habituado a um terror mais intenso, inclusivamente por lidar com personagens infantis - embora não exclusivamente.
No restante público, a história terá um efeito mais agradável, um pequeno conto de mistério e expectativa bem escrito e admiravelmente contido num cenário que facilmente se propiciava a exageros.

Só que há uma subtileza que escapará ao público juvenil e que afectará o público adulto, uma subtileza que traça o retrato de um outro terror, mais fundo e psicológico.
A assombração de que são vítimas as personagens adultas desta história não é a de um mero fantasma mas antes, como se revelará em tempo próprio, a culpa e a impotência que deriva do amor.
A assombração com que vivem - sobretudo a mãe de Emily - é auto-imposta e Emily é a sua materialização (se fará sentido dizê-lo de um fantasma).
A luta que com ela travam, é a luta com as suas próprias limitações.
Com isto, Patricia Clapp criou uma obra que consegue aliar dois públicos sem neglenciar as suas distintas características. E isso, com grande talento.


















Jane-Emily (Patricia Clapp)
Bico de Pena
1ª Edição - Março de 2009
128 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário