terça-feira, 26 de junho de 2012

Pelo gosto de ser (bem) enganado

A passagem a romance não apaga os melhores traçoes de uma obra que, nos seus melhores diálogos, deve ter sido excelente de assistir representada em palco.
A única falha do livro será a opção de não juntar à versão romanceada (por Charles Osborne) o texto da peça (esse sim obra de Agatha Christie) para os seus leitores mais dedicados.
Nada que impeça que se aprecie o livro sem dificuldade, minimalista nas suas descrições e veloz nas suas interacções, ambas as características consequência da origem do texto.
Este não é um policial, é uma revelação das secretas motivações humanas. Uma morte é sempre um bom ponto de partida para separar os que se desfazem dos que se revelam mais afoitos.
Mas o livro é, também, um quebra-cabeça manipulador que dá ao leitor/público uma sensação de conforto para crer que sabe o que se anuncia no porvir... apenas para ser contrariado e alegrar-se com isso.
O conforto é proporcionado por um conjunto de personagens muito bem composto em pouco traços. Personagens da história que estamos a ler e que são ainda melhores personagens das pequenas narrativas individuais que constroem umas para as outras.
Por todo o tipo de motivos que o leitor quererá descobrir, as personagens querem enganar-se mutuamente, acabando por se enganar a si próprias sobre o que devem pensar de quem as rodeia - e ao leitor por acréscimo.
Não sendo uma obra excepcional tem o condão de manter perto de si a memória de outras que o são. (Infelizmente, neste ponto, tenho de recorrer ao Cinema e não ao Teatro, embora sejam obras de uma teatralidade fulgurante.)
Como jogo de manipulação, Uma visita inesperada está perto de Sleuth (o original) embora não vá tão longe na minimização do número de personagens ou no tipo de manipulação que ousa fazer em crescente tensão. Como retrato de grupo em ambiente claustrofóbico está perto de 8 femmes, embora num registo mais sereno ( e mais próprio, eventualmente).
Como tal, acabo com a certeza da próxima afirmação. Quem comprar o livro acabará bem enganado, mas pela trama. Seguir para a compra do pequeno volume devido ao nome de Agatha Christie inscrito na capa não levará ninguém ao engano.


A visita inesperada (Agatha Christie)
Edições Asa
1ª edição - Janeiro de 2012
162 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário