domingo, 30 de janeiro de 2011

Super-heróis mundanos

Seven Soldiers of Victory é um conjunto de mini-séries compiladas numa ordem que torna mais evidentes os pontos de contacto entre elas e que adensa os significados da reconstrução das Mitologias próprias a cada um dos protagonistas.
Trata-se de olhar o processo de criação de possibilidades apontadas a um futuro que não necessita do seu (re)criador para fazer valer as melhores ideias.
Claro que se pode ler somente estes quatro livros sem haver expectativa que daqui a algum tempo haja uma continuação relativa às suas personagens já que a excelência do trabalho de Grant Morrison promove novas formas de narrar histórias bem imaginadas, repletas de traços novos e que vão retomando o que de melhor e mais maduro a banda desenhada americana proporcionou desde meados da década de 1980.
Tudo isto para terminar numa reinvenção da própria arte de contar uma história como banda desenhada, uma reinvenção das possibilidades de traçar o que está na página e de jogar com a imagem e o texto sugerindo novos códigos, alguns deles remetendo para outros meios de expressão que se aglutinam com as características da própria história sem causarem quebras na forma de conjunto do trabalho.
Tudo isto servido por excelentes desenhadores, cada um capaz de se adaptar às necessidades da história que tem a seu cargo.

Mas histórias de Fantasia são muitas as que se lêem hoje em dia e mesmo com a quantidade de referências literárias e de traços de simbologia que obrigam a uma leitura cuidada é necessário encontrar algo que trace a obra como uma leitura que se perpetua.
Nesse aspecto, Seven Soldiers of Victory é um verdadeiro épico que confronta a individualidade com o traço do destino.
A partir do mundano - problemas quotidianos e humanos - procura chegar aos motivos para um confronto com forças superiores ao entendimento comum.
Os personagens super-humanos são normalmente considerados como obrigados a usarem os seus poderes em benefício do mundo.
Pelo contrário, aqui cada um se confronta com problemas reais que os afastam dessa crença.
Na prática confrontam-se todos com a ideia de Deus, um criador que lhes proporciona um dom no seio da mais completa privação.
Os problemas que tal dom lhes traz são superiores aos benefícios. Obrigações atrás de obrigações intercaladas por revoltas internas, acabam por os encaminhar inevitavelmente para o destino traçado. Mas esse destino tem agora a influência directa das suas personalidades e das suas escolhas.
Um épico de super-heróis com muito a dizer, como as obras que se dizem ter revolucionado a relação entre os letrados e a Nona Arte.



















Seven Soldiers of Victory: Volume 1 (Grant Morrison, J.H. Williams III, Simone Bianchi, Cameron Stewart, Ryan Sook, Mick Gray e Frazer Irving)
DC Comics
Sem indicação da edição - 2006
224 páginas


















Seven Soldiers of Victory: Volume 2 (Grant Morrison, Simone Bianchi, Cameron Stewart, Ryan Sook, Mick Gray e Frazer Irving)
DC Comics
Sem indicação da edição - 2006
176 páginas


















Seven Soldiers of Victory: Volume 3 (Grant Morrison, Pasqual Ferry, Ryan Sook, Frazer Irving, Yanick Paquette, Doug Mahnke, Billy Dallas Patton, Mick Gray e Michael Bair)
DC Comics
Sem indicação da edição - 2006
176 páginas


















Seven Soldiers of Victory: Volume 4 (Grant Morrison, Doug Mahnke, Freddie Williams III, Yanick Paquette e Michael Bair)
DC Comics
Sem indicação da edição - 2006
224 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário