domingo, 22 de fevereiro de 2009

O Mito maior do nosso Portugal

O benefício da recente onda de edições de bolso está no encontro que se propicia com algumas obras que noutros formatos dexaríamos esquecidas.
Esse é o caso deste Inês de Portugal que eu tardava em ler.

Não sou um leitor ávido de João Aguiar, confesso desde já.
Há na sua escrita uma atenção demasiado académica à palavra que retira muita da força às frases e, consequentemente, do ritmo à narrativa.
Mas este Inês de Portugal surpreende por ser quase a antítese dos outros.
Talvez por se tratar de um livro baseado no argumento que escreveu para o filme de José Carlos Oliveira (cuja capa do DVD se apresenta na imagem) e mais curto do que é habitual nele.

A verdade é que João Aguiar tem aqui um livro muito mais escorreito e muito mais emocional.
Um livro onde a intriga palaciana e a paixão de Pedro pela "Rainha por Amor" se insinuam tão profundamente um no outro que revelam a sua visceralidade.
Notável é o domínio da personagem de Pedro, que vagueia no seu próprio interior entre a cega loucura da devoção a Inês e a absoluta objectividade da noção de justiça.
Mas, acima de tudo o resto, na memória fica a magnífica e terna descrição da apaixonada primeira noite de Pedro e Inês. A paixão e a delícia dessa cena é perfeitamente palpável.
De tal forma que concluímos que o mais nobre nome dado a Inês de Castro foi o de "meu amor" na voz de Dom Pedro.

Convem, no entanto, lembrar, que a leitura deste livro não pode resumir o conhecimento de ninguém daquela que é certamente a mais bela história de amor da História portuguesa.
As liberdades sobre a vida de Dom Pedro chegam aqui ao ponto de manter relações homossexuais - e noutros livros, já Dom Pedro havia copulado com a sua égua.
Por isso deixo a recomendação para que leiam Inês de Castro (Maria Pilar del Hierro), Inês de Castro (Faustino da Fonseca) e A Rainha Crucificada (Gilbert Sinoué).

Uma última nota, sobre a qualidade gráfica deste livro, que se estende a toda a colecção Bis.
Podem verificar isso mesmo no blog da colecção: http://bisleya.blogs.sapo.pt/


















Inês de Portugal (João Aguiar)
LeYa/Bis
1ª Edição - Setembro de 2008
112 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário