segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Sequência e inconsequência




Enfiada de três livros da série Private, de leitura iniciada há mais de dois anos, para fazer uma purga dos James Patterson que ainda estavam por ler.
Lendo-os tão juntos os livros revelam o seu pior, a sua indistinção. As histórias tornam-se num contínuo e os personagens numa mancha.
Os livros têm sempre a mesma estrutura geral de um caso mais complexo e dominante do princípio ao fim acompanhado de casos paralelos para ocupar os vários elementos da equipa.
A maioria desses casos paralelos funcionam por pequenos avanços que querem dar excitação ao livro enquanto o caso principal se torna mais demorado para levar o leitor até ao fim do livro.
Os capítulos curtos como que a isso obrigam e o foco dos casos fica com essas occorências instantâneas e não com o desenlace geral dos mesmos.
Daí que os personagens envolvidos em cada caso sejam pouco mais que nomes, uns vítimas outros suspeitos, sempre pouco importantes de conhecer.
Mau é que isso também aconteça com os personagens que existirão de um livro para o seguinte. A expectativa, depois de terminado o primeiro livro, de que houvesse uma aposta na caracterização dos personagens que rondam Jack Morgan nunca chega a ser respondida.
A noção de que tentar juntar duas características que raramente se vêem num mesmo personagem as torna complexas à sua mera referência chega a ser patética.
Assim sendo só sobra Jack para guiar o leitor ao longo dos livros e se ele fosse bem trabalhado, talvez tudo o resto fosse pouco importante.
Só que como os seus arcos narrativos são sempre por conta do seu arqui-inimigo, que é também o seu (malvado) irmão gémeo com assuntos mal resolvidos quanto a quem o pai deixou a herança, também ele se torna num personagem cada vez menos interessante.
Em Private: Principal Suspeito vê-se incriminado da morte de uma ex-amante e comporta-se com pouco respeito pela polícia que a ele recorre colocando a sua equipa a tratar do caso.
O final desse livro traz consequências que se revelam em Private: Los Angeles quando é a vez do irmão dele estar acusado de um crime mas estar a tentar incrimar Jack.
Que quando se apresenta em Private: Las Vegas está a lidar com o facto do melhor amigo e responsável de segurança da firma estar... a ser incriminado por um crime que jura não ter cometido!
Não há muito de positivo a dizer sobre este conjunto de tramas centrais, entre as quais apenas a passada em Los Angeles está perto de funcionar.
As circunstâncias permitem dar uma maior margem de manobra à actuação do protagonista, o que torna interessante acompanhar as manobras à margem da lei ou, pelo menos, da moralidade.
Nesse livro os insucessos e a casualidade que fazem tremer ou avançar as investigações conseguem estimular o leitor durante alguns períodos.
Ajudados pelas trocas entre Jack e os detectives da polícia, arrogantes e melindrosas, a lembrar personagens memoráveis de policiais melhores.
Um caso isolado que não apaga o apagamento da escrita, de Patterson e Paetro, cada vez mais reduzida a uma eficácia despachada. O mesmo que dizer que a escrita é anónima e sem intensidade.
Estando ainda dependente da troca constante entre a primeira e a terceira pessoa, que leva a repetições de informação e revelações fora da sua ordem natural.
Essa variação entre perspectivas não traz nenhuma variação de tom, não se detectando nenhuma voz (ao menos do protagonista...) e levando os autores a cometerem os absurdos de fazerem uso de interrupções em tempo real para discursos indirectos quando é o próprio Jack a falar.
Para terminar esta ínsipida mistura, há que falar das mudanças de localização de livro para livro.
Sem que haja uma ambientação da cidade de Los Angeles digna de nota e sem que Las Vegas seja mais do que um local onde vão executar diligências para voltarem à casa de partida, os cenários são quase inexistentes.
Tudo o que constitui a essência distintiva de cada livros revela-se pouco ou mal descrito. Como a qualidade das tramas não supera isso, ficamos com umas centenas de páginas desenxabidas.


Private: Principal Suspeito (James Patterson, Maxine Paetro)
Topseller
1ª edição - Fevereiro de 2014
384 páginas


Private: Los Angeles (James Patterson, Maxine Paetro)
Topseller
1ª edição - Fevereiro de 2015
384 páginas


Private: Las Vegas (James Patterson, Maxine Paetro)
Topseller
1ª edição - Fevereiro de 2016
384 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário