domingo, 25 de abril de 2010

Pequena descoberta

Este é um pequeno livro de bolso de enorme utilidade para todos os que gostam de literatura e ainda mais para quem pretende manter um blog sobre literatura sem ter tido formação em Literatura.
A consulta deste livro prático torna-se muito importante então por servir como curso condensado que nos torna conscientes de características mais ou menos gerais comuns a vários autores de determinado período e, mais do que isso, nos serve também como um guia de títulos a descobrir.
Títulos que se irão descobrir pelo encontro de afinidades, de títulos que estão esquecidos ou que nunca seriam encontrados entre a imensa edição actual.
Este é um ponto de partida para reconhecer as limitações que temos.
Se um livro breve sobre a História da Literatura europeia nos deixa já conscientes das nossas falhas "culturais", então aquilo que ainda temos a ler para obtermos verdadeiro conhecimento do elevado grau que atingiu a Literatura em tantos momentos é tanto que percebemos a importância das escolhas que fazemos.
Ainda que nada deva ser automaticamente rejeitado, é provável que passemos a ter menos tolerância para muitos dos livros que agora encaramos.


















Os Grandes Movimentos Literários Europeus (Francis Claudon)
Publicações Europa-América
1ª edição - Março de 2010
144 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário