domingo, 16 de agosto de 2009

A humanidade do ridículo

As personagens de Abstinência têm abatida sobre elas uma tristeza verdadeiramente cruel.
Uma tristeza que as faz sobressair num mundo que, à sua volta, se torna cada vez mais caricato.
Estas personagens merecem, pela sua audácia, o destaque. Por isso nos dá tanto prazer seguir as suas bravatas em nome de crenças que parecem diluir-se num país – e mais do que isso, num estilo cristalizado desse país, os subúrbios americanos – que se diz líder do mundo livre mas que retrocede para uma idiotice fanática cada vez maior, ao ponto de parecer justificável que a luta do fanatismo religioso por esse mundo se mantenha apontada aos Estados Unidos da América.
A ironia e o humor desta obra, discretos mas tão eficazes, acentuam aquilo que é o ridículo de um país disposto a trocar aulas de educação sexual por aulas de castidade, de um país disposto a render-se aos queixumes de uma minoria religiosa que arranja tantos subterfúgios para justificar os seus – mas nunca as dos outros – desvios à doutrina instituída.
E, de novo, nesse espaço, são as poucas personagens descrentes, errantes, dilaceradas, inconvictas, que merecem a nossa atenção. São elas as últimas réstias de humanidade que poderemos encontrar

Tom Perrotta escreve com um domínio perfeito da cultura pop, validando-a numa escrita que tem as melhores qualidades clássicas.
Por momentos poderemos pensar que Perrotta está a reescrever um Sexo e a Cidade aplicando-lhe a sátira, o realismo e a sensibilidade que o tornam num mundo mais real e mais interessante, mesmo que mais difícil, de seguir!
A sua comparação com Steinbeck (Time) não será infundada.
Infelizmente a traduções deste livro não é tão escorreita como deveria.
A sua eficácia não está em causa mas nota-se que as opções não foram sempre as melhores, as que mais faziam sobressair a qualidade do texto.
É uma pena que assim seja, pois a qualidade da obra é indiscutível.


















Abstinência (Tom Perrotta)
Contraponto
1ª Edição - Maio de 2009
312 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário